Skip to content

Inscrições Encceja 2020

Saiba tudo sobre as inscrições Encceja 2020, como se inscrever, entenda se precisa pagar alguma taxa, datas de inscrições e das provas e muito mais. Se você está querendo fazer a prova do Encceja 2020, então fique atento a este post para saber de tudo sobre a mesma.

O Encceja é uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que por algum motivo não conseguiram terminar o estudos do ensino fundamental ou médio. Atualmente, são vários os brasileiros que se encontram nessa situação e o Encceja 2020 pode ser a solução.

Sobre o Encceja 2020: O Encceja é um exame aplicado pelo governo federal do Brasil, que oferece a jovens e adultos que não terminaram os seus estudos do ensino fundamental ou do ensino médio, a oportunidade de conseguir o certificado. A participação na prova é voluntária.

Portanto, quem deseja obter a certificação do ensino fundamental precisa ter a idade mínima de quinze anos. E, quem deseja conseguir o certificado do ensino médio precisa ter no mínimo dezoito anos de idade até a data da prova.

As provas do Encceja são aplicadas no mesmo dia, durante a manhã e à tarde. E, para que o candidato seja aprovado e consiga a certificação do ensino médio ou fundamental é necessário que ele tenha um aproveitamento mínimo de 50%, nas provas objetivas e também na redação.

Inscrições Encceja 2020

Como se inscrever no Encceja 2020

Para se inscrever no Encceja 2020 é muito simples, saiba que todo o processo de inscrição é feito de forma online. Confira agora logo abaixo o passo a passo de como se inscrever nesse exame:

  • Entre no site oficial do Encceja clicando aqui, e vá até a página de inscrição;
  • Coloque o número do seu CPF e a data de nascimento;
  • Depois, informa os seus dados pessoais que são solicitados;
  • Se você precisa de atendimento especial informe no campo indicado;
  • Em seguida você terá que informar o tipo de certificação que quer obter, a cidade que quer realizar o exame e qual instituição você deseja que emita o seu certificado;
  • Agora resposta com atenção o questionário socioeconômico;
  • Preencha com o seu endereço de e-mail e número de telefone para contato;
  • Crie uma senha para entrar no sistema;

Depois de terminar a inscrição, é só esperar pela data de liberação do cartão de confirmação. Através dele, é possível verificar em qual escola você fará a prova, qual a data e horário da mesma.

Taxas do Encceja

A inscrição para realizar o Encceja 2020 é totalmente gratuita. Qualquer pessoa que se encaixe nos requisitos exigidos do exame tem o direito de participar do mesmo gratuitamente.

A prova do Encceja é dividida em alguns segmentos, cada prova tem trinta questões de múltiplas escolhas. A prova do ensino fundamental, contém as seguintes matérias: Matemática, português, história, geografia, Língua estrangeira, ciências naturais, redação, artes e educação física.

Já a prova do Encceja do ensino médio, contém as seguintes disciplinas: Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

E, para conseguir obter o certificado do Encceja no ensino médio ou fundamental, é preciso alcançar a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas, sendo que a nota máxima é 180 pontos. Na redação é preciso ter a nota mínima de 5 pontos, sendo que a nota máxima é 10 pontos.

Datas de inscrições e provas

  • Edital: seria divulgado em março ou abril de 2020
  • Inscrições: seriam realizadas do dia 20 a 31 de maio de 2020
  • Solicitação de atendimento personalizado: aconteceria do dia 20 a 31 de maio de 2020
  • Liberação do cartão de confirmação: seria em agosto de 2020
  • Data da prova: aconteceria em 25 de agosto de 2020
  • Resultados: sairiam no mês de novembro de 2020

Essas seriam as datas do exame do Encceja 2020, porém, devido a pandemia do coronavírus infelizmente essas datas foram todas canceladas. Com isso, as novas datas oficiais do Encceja 2020 ainda não foram divulgadas.

O exame que já era para estar quase na data de acontecer, infelizmente nesse ano de 2020 teve que ser adiado e dependendo da situação atual dos próximos dias da pandemia do corona vírus, o mesmo pode até ser cancelado nesse ano.

Mas, não se preocupe que todas as informações que recebermos sobre esse exame, iremos atualizar o artigo para que todos fiquem por dentro. Em breve, provavelmente o governo irá dar mais informações sobre o mesmo.