Skip to content

Consultar meu PIS – Pasep 2019/2020

Uma das maiores dúvidas entre os brasileiros se refere a entender como realizar a consulta do PIS – Pasep 2019/2020. E, se esse é o seu caso, saiba que esse não precisa ser um bicho de sete cabeças! Nada disso! Na verdade, o processo é até simples!

O grande ponto está no fato de se obter uma boa dose de informações! E, principalmente, informações que sejam assertivas. Diante disso, esse conteúdo poderá lhe ajudar nessa missão! Entenda como realizar esse tipo de consulta com apenas alguns cliques e minutos, sem contar com a segurança na medida certa! Confira.

O que é o PIS? Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é o PIS. Isso porque, embora a sigla seja recorrente na nossa realidade, há quem não saiba ao certo o que ela representa!

A sigla PIS refere-se ao Programa de Integração Social, que nada mais é do que uma contribuição social. Essa contribuição é feita pelas empresas, onde o dinheiro tem como objetivo financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial.

Nesse caso, o grande objetivo do PIS é justamente permitir a transferência de renda para os trabalhadores que comprovem baixa renda. Em alguns casos ele pode surgir no seu caminho como PIS/Pasep ou até mesmo NIT/PIS.

O que é o Pasep? Vale destacar que o Pasep se refere ao Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público. Ou seja, pode ser apontando como um tipo de PIS destinado à funcionários públicos.

Já o NIT é o Número de Identificação do Trabalhador, que tem como objetivo substituir o PIS/Pasep.

Como consultar Pis/Pasep usando o CPF

Se você quer aprender a fazer essa consulta usando somente o número do seu CPF é hora de sanar essa dúvida! E, você está no conteúdo certo!

Uma forma bem simplificada de fazer isso é justamente por meio do site “Meu INSS” – para acessar, clique aqui! Veja abaixo um breve passo a passo de como proceder:

  • Acesse o portal ”Meu INSS”
  • Agora, clique em “entrar”
  • Selecione na sequencia a opção “cadastre-se”
  • Feito isso, preencha todos os dados solicitados
  • Informe seu CPF
  • Faça o login e também altere a senha para uma que seja de sua preferência
  • Acesse o sistema novamente usando sua nova senha. Pronto! Agora você já pode consultar seu PIS/Pasep usando o CPF.

Usando o site oficial

É importante que você considere sempre fazer esse tipo de consulta por meio do site oficial!

O motivo disso é justamente manter uma maior segurança de seus dados e confiabilidade dos resultados!

Nunca forneça seus dados para sites que tenham uma credibilidade duvidosa, pois isso poderá lhe representar riscos, ok?

Através do aplicativo oficial

Outra alternativa é usar o aplicativo da Caixa Econômica Federal. Por meio dele você pode obter todas as informações relevantes!

Para tanto, você deverá baixar o aplicativo chamado “Caixa Trabalhador”. Vale destacar que ele é compatível com o sistema operacional Android e também IOS.

Por meio dele você até mesmo pode consultar a disponibilidade de saque de maneira rápida, segura e eficiente!

Calendário

Em qualquer um dos canais mencionados nesse conteúdo você também pode conferir o calendário referente aos saques!

Essa é a forma mais segura e eficiente de obter dados de fato precisos e verdadeiros.

Vale destacar ainda que o calendário é baseado no mês de aniversário, sendo que seu início é marcado em julho do ano vigente.

No ano de 2020 algumas mudanças foram consideradas! Nesse caso, foram unificados todos os pagamentos de dois em dois meses.

Quem tem direito ao benefício?

Para poder ter direito ao saque do rendimento proveniente ao fundo PIS/Pasep é necessário se atentar ao calendário. Nesse caso, o calendário vigente iniciou em julho de 2019 e vai até o mesmo mês de 2020.

Além disso, é necessário estar de acordo com alguns requisitos, sendo eles:

  • Ter mais de 60 anos de idade ou ser aposentado
  • Ter trabalhado com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988

Se por acaso você já realizou o saque anteriormente, não terá mais qualquer valor disponível. Porém, é sempre válido ficar atento ao portal para acompanhar eventuais mudanças ou liberações.

Aproveite todas essas dicas! Elas certamente poderão facilitar sua vida na hora de obter o benefício e fazer consultas de maneira segura!