Skip to content

Consultar CPF Grátis (Serasa)

Todo mundo possui (ou ao menos deveria) ter seu próprio CPF, não é mesmo? E, isso comumente está ligado ao fato de se querer entender como anda seu nome perante o mercado.

Para tanto, a melhor maneira de certificar isso se refere a fazer uma consulta do CPF. Para quem não sabe, isso pode ser feito de maneira prática e simples. E mais: de maneira totalmente gratuita.

O caminho mais assertivo é basicamente checar como está sua situação junto a algum órgão de proteção ao crédito. Diante de todos esses aspectos, o mais indicado é realizar uma consulta do seu CPF junto ao Serasa. Você sabia que dá para fazer isso por meio da internet?

Se a sua resposta foi não, é hora de resolver isso o quanto antes! E, nada mais justo do que entender melhor a respeito desse simples procedimento, que tal?

Qual a importância do CPF

Para começar, é fundamental entender qual a relevância do seu CPF. Sim, esse documento cheio de números lhe acompanha por toda vida e é muito valioso, sabia?

A sigla refere-se ao Cadastro de Pessoa Física! Esse é um documento emito por parte da Receita Federal e tem como principal objetivo promover a identificação do contribuinte.

O documento é ainda composto por uma sequencia numérica, contendo no total 11 números. Uma possível alteração desse números somente é possível diante de uma decisão judicial.

O documento ainda é extremamente importante para pessoas que querem realizar um  concurso público, por exemplo.

O mesmo vale para confirmar sua matrícula em uma universidade, abrir uma conta em um banco e até mesmo fazer compras por meio do cartão de crédito!

Como consultar CPF grátis

consulta CPF

Vamos de fato ao que realmente importa? Ou seja, compreender como fazer sua consulta do CPF na Serasa online e gratuitamente. Para tanto, você deverá considerar alguns passos bem simples:

  • Primeiro, acesse o site da Serasa (clique aqui)
  • Feito isso, digite o número do seu CPF ainda na tela inicial do site.
  • Em seguida, clique na opção “consultar agora”.
  • Agora, preencha todos os dados referentes ao cadastro. Isso deverá ser feito se for o seu primeiro acesso na plataforma.
  • Vale destacar que são solicitadas informações fundamentais no site, como no caso do seu CPF. Você deverá também indicar o seu nome completo, data de nascimento, um e-mail válido e ainda criar uma senha.
  • Depois de tudo isso, realize a verificação. Há duas etapas para tal, e você deverá receber um código por e-mail ou SMS.
  • Pronto! Agora basta indicar o código recebido e confirma-lo.

Depois de todos esses passos já será possível ter todas as informações referentes à sua consulta do CPF. Se por ventura você tiver uma pendência, esse é o primeiro passo para uma possível regularização.

Como ver o Score

O “score” nada mais é do que uma espécie de nota concedida a um contribuinte levando em conta seu histórico de pagador. Para tanto, são consideradas variáveis para uma avaliação precisa.

Veja abaixo como fazer essa consulta:

  • Acesse o site da Serasa (clique aqui)
  • Preencha o cadastro de maneira completa, caso seja seu primeiro  acesso.
  • Prontinho! Você já irá visualizar sua pontuação!

Como ver se tem o nome sujo

O nome sujo refere-se a uma determinada restrição registrada em seu CPF. E isso pode ser conferido quando você realiza a consulta do seu documento no site da Serasa.

Se isso ocorrer, uma boa alternativa é considerar usar a opção do Serasa Limpa Nome. Por meio dessa opção você poderá conferir qual é o valor de sua dívida.

Além disso, há inúmeras opções de estabelecer contato com o credor, bem como de negociar a sua dívida!

Tem como consultar CPF pelo nome

Por questões de maior segurança, só existem duas maneiras possíveis de promover a consulta do seu CPF pelo nome completo.

Nesse caso, a opção é válida para empresas que possuem um convênio com birôs de crédito. Porém, essa informação não pode ser passada para os consumidores finais.

Isso porque esse levantamento  é exclusivo para empresas que realizam o procedimento de análise de crédito.

Há também um outro serviço chamado “Você Consulta”. Porém, nesse caso especifico é necessário também ter os números da pessoa que será consultada.

Outro ponto relevante é que essas informações são totalmente confidenciais. Em geral, esse tipo de processo  é usado por empresas na hora de contratar pessoas físicas ou até mesmo para o fechamento de um negócio!

No mais, a melhor maneira de você saber como está a sua situação de crédito é realizar a consulta do CPF no site da Serasa!