Skip to content

Consulta Benefício INSS pelo CPF (Extrato, Valor, Calendário)

Você por acaso sabia que é totalmente possível realizar a consulta do seu benefício do INSS de maneira prática e segura? Pois, saiba que a melhor maneira de fazer isso é por meio da internet!

Para tanto, é importante ter seu número de CPF em mãos! Isso mesmo! Simples assim! Outra alternativa é entrar em contato com a central de atendimento do INSS por meio do telefone oficial!

Mas, infelizmente, muitas pessoas não sabem dessa facilidade ou até mesmo como fazer isso de forma efetiva! Se esse é o seu caso, é hora de sanar suas principais dúvidas! Confira mais detalhes sobre como realizar tal consulta e quais as informações que precisam ser levadas em conta!

O que é o INSS

Primeiramente, vamos compreender melhor  o que é de fato INSS! Essa é uma sigla bastante conhecida por parte dos brasileiros, não é mesmo? Mas, embora seja bem famosa, nem todo mundo sabe ao certo o que ela representa!

De maneira geral, a sigla INSS refere ao Instituto Nacional do Seguro Social. Ela é uma autarquia pertencente ao Governo brasileiro, sendo ainda vinculada ao Ministério da Economia.

É justamente o ministério que tem como papel principal receber contribuições para manter o Regime Geral da Previdência Social.

Em outras palavras, consiste em um órgão responsável por realizar os pagamentos das aposentadorias de milhões de brasileiros.

E, para que esse direito seja concedido, todos os cidadãos precisam contribuir com a Previdência Social – exceto os servidores públicos.

Como consultar INSS usando o CPF

Vamos ao que realmente importa? Ou melhor, ao que você de fato deseja saber? Afinal, muitas pessoas não sabem ao certo como realizar tal consulta por meio do seu CPF!

Com seu CPF em mãos, você pode realizar essa consulta não somente pela internet como também pelo telefone. Veja abaixo um breve passo a passo para lhe ajudar nesse processo:

  • Primeiramente, acesse a página oficial do INSS. Clique aqui!
  • Feito isso, clique na opção “Acompanhar Pedido”
  • Nesse momento, você deverá ser direcionado para uma outra plataforma, denomina por “Meu INSS”.
  • Informe, portanto, todos os dados que lhe forem solicitados. Isso inclui, por exemplo, nome completo, data de nascimento e, claro, seu CPF.
  • Agora, clique em “continuar em login” para verificar a situação do seu benefício.

Pronto! Viu como é fácil consultar seu INSS usando seu CPF? Se preferir, faça sua consulta pela central de atendimento, por meio do número 135.

Calendário de pagamento do INSS

Os quase 35 milhões de beneficiários do INSS já podem (e devem) checar as datas de depósito no decorrer de 2020, sabia?

Assim como em anos anteriores, os depósitos deverão seguir uma sequência bem parecida. Ou seja, não há grandes novidades!

Para conferir o calendário vigente, clique aqui! Assim você poderá se organizar no decorrer do ano todo!

Como dar baixa no INSS

Quando um beneficiário falece, é necessário realizar um processo de baixa junto ao INSS. E, assim como outras responsabilidades nesse momento, é a família que deve realizar esse procedimento!

Em grande parte dos casos, é o próprio cartório que promove o informe do falecimento para o governo. Mas, isso pode vir em companhia de uma boa dose de burocracia e, claro, eventuais atrasos.

Para evitar esse tipo de transtorno, a melhor medida é um familiar ir diretamente até uma agência da Previdência Social.

Como fazer o agendamento INSS

Novamente a internet poderá lhe dar uma excelente ajuda! Em 2019 tornou-se possível começar a fazer os agendamentos por meio do portal “Meu INSS”.

Isso permite um ganho extraordinário de tempo, visto que as filas do INSS já fazem da nossa realidade há bastante tempo!

Quais os benefícios do INSS

Na verdade, são muitos os benefícios associados ao INSS! Confira abaixo alguns dos mais requisitados:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por invalidez
  • Aposentadoria especial (destinada para segurados que tenham trabalhado em condições que ameaçassem sua saúde ou até mesmo integridade física).
  • Auxílio acidente
  • Auxílio doença
  • Pensão por morte
  • Salário maternidade

Vale reforçar que recentemente ocorreu a reforma da Previdência, por isso, é importante certificar os principais pontos que foram alterados!

Agora que você já sabe melhor como realizar a consulta do seu benefício do INSS, aproveite essas dicas e facilite sua vida!