Skip to content

Como baixar a CNH Digital

Não é nenhuma novidade que cada vez mais nossas vidas estão se tornando digitais de certa maneira, não é mesmo? A cada dia que passa somos surpreendidos por novas soluções que facilitem a nossa vida.

Esse é o caso justamente da CNH digital! O tema ganhou bastante força nos últimos tempos! Sem contar, que já possui muitos fãs!

E os motivos para isso são diversos, começando pela facilidade que o formato digital permite! Ou seja, ficar andando com a sua carteira de habilitação na carteira ou na bolsa já está ficando no passado.

Embora ainda seja algo desconhecido por muitos, a “novidade” já não é tão nova assim! A função foi liberada ainda no começo de 2018 pelo Denatran.

Mas, se você ainda não tem a sua ou simplesmente não faz ideia de como obter, é hora resolver isso! E, esse conteúdo poderá ser uma ótima “mão na roda”. Confira mais detalhes agora mesmo nos tópicos seguintes e veja como baixar a sua CNH Digital!

O que é a CNH digital?

É bem simples entender o que é a CNH Digital! Isso porque o documento mantém sua mesma relevância, com a diferença que não é impresso.

Ou seja, trata-se de uma versão totalmente eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação. Nesse caso, considera-se o mesmo valor de caráter jurídico que há na sua versão impressa.

Além disso, por enquanto, sua obtenção é algo totalmente opcional, ou seja, quem preferir pode continuar usando a versão impressa!

Isso é ótimo, uma vez que agrega ao motorista duas opções diferentes de realizar a apresentação do documento.

Outro detalhe interessante é que o uso de um recurso digital pode ser bem interessante para os “esquecidinhos” de plantão! Afinal, você poderá andar com a sua carteira de motorista no celular!

E vamos combinar? Você pode até esquecer a CNH por algum motivo, mas, dificilmente vai deixar o celular longe, não é mesmo?

Como baixar o CNH Digital

Bom, o primeiro passo para contar com a facilidade da CNH Digital é saber como proceder para sua obtenção!

Primeiramente, é importante destacar que todo o processo é feito online! Ou seja, você não precisará ir até qualquer lugar para solicitar a emissão.

Outro ponto relevante é que nem todas as pessoas podem fazer essa opção. Levando em conta as regras, só poderá solicitar o documento que já tiver sua CNH emitida a partir de maio de 2017.

Isso acontece porque somente os documentos que foram impressos após essa data possuem um QR Code. Se esse não for o seu caso, será preciso aguardar a próxima renovação, infelizmente.

Como cadastrar e ativar

Vamos entender como fazer para ativar seu cadastro  e assim emitir sua CNH Digital. Veja abaixo um breve passo a passo:

  • Primeiramente, você deverá ir até um posto do Detran (onde emitiu sua carteira). Isso é necessário para confirmar o certificado digital. Mas, calma! Esse processo costuma ser bem rápido.
  • Feito isso, acesse o portal de serviços do Denatran – clique aqui
  • Agora, clique em “cadastro” e preencha todos os dados solicitados, inclusive, um e-mail válido.
  • Depois, clique no link de autenticação e procure pela opção “código de ativação”. Isso é importante para validar o pedido e credenciar seu aparelho celular ao sistema.
  • Falta bem pouco agora! Baixe o aplicativo oficial – Para baixar o seu aparelho com sistema operacional Android, clique aqui!
  • Logo que você abrir o app deverá validar o código de ativação. Isso deverá ser feito no prazo de 48h.
  • Pronto! Considere sua CNH Digital habilitada!

Posso usar em blitz?

Claro que pode! A CNH Digital tem a mesma validade e uso de uma carteira impressa! Esse modelo é excelente para lhe ajudar a estão com o documento sempre em mãos e evitar possíveis transtornos!

Se por acaso você estiver sem o seu aparelho celular por qualquer motivo e o documento impresso não estiver em sua posse, aí é um problema! Aí será preciso arcar com uma multa e alguns pontos na carteira!

Uma dica é andar com o carregador sempre no carro e evitar transtornos!

Já está valendo?

Já está valendo sim! Ou seja, se você seguir todos os passos aqui descritos e ativar sua carteira digital poderá usá-la em qualquer momento tranquilamente!